Horário: De terça a domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

A Horta

A Horta

Uma horta tradicional

O Museu dos Biscainhos dispõe de uma pequena horta, que evoca uma das funcionalidades mais antigas dos jardins da Casa, e que hoje desempenha um papel educativo e de integração social.

Na verdade era da horta que dependia, em grande parte, a sustentabilidade da economia doméstica. Hoje, partindo deste mesmo conceito e da sua importância para uma alimentação saudável, o Museu retomou o cultivo da horta conferindo-lhe uma função eminentemente social.

Esta pequena horta surge de uma parceria com o Centro de Solidariedade de Braga/Projeto Homem (IPSS especializada no tratamento, prevenção e reinserção de pessoas com comportamentos aditivos e dependências), onde alguns utentes em fase de inclusão familiar, social e laboral, são responsáveis pela sua manutenção.

Nesta horta podemos aprender e experimentar técnicas de cultivo tradicional, conhecer o ciclo de vida das plantas, compreender a importância dos produtos hortícolas na nossa alimentação e aprender a valorizar os recursos naturais que nos rodeiam como: o solo, a água e a biodiversidade.