Alexandra Cerveira Lima é a nova Diretora do Museu dos Biscainhos e do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga. Toma posse a partir de 1 novembro.

Na sequência do procedimento concursal de seleção internacional para o provimento do cargo de direção intermédia de 2.º grau – Diretor de Museus: Museu dos Biscainhos e Museu de Arqueologia Dom Diogo de Sousa, Braga foi nomeada a Dr.ª Alexandra Cerveira Lima. O Despacho de Nomeação foi assinado hoje.

Nota Curricular

Alexandra Cerveira Lima é licenciada em História, Variante de Arqueologia e Mestre em Arqueologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Detém os diplomas do Programa de Formação em Gestão Pública (FORGEP) e do Curso de Alta Direção em Administração Pública (CADAP), do Instituto Nacional de Administração I.P. (INA).

Diretora do Parque Arqueológico do Vale do Côa entre 2004 e 2010, assegurando a abertura e o primeiro meio ano de funcionamento do Museu do Côa.

Entre novembro de 2016 e setembro de 2018, exerceu o cargo de Chefe da Divisão de Museus e Património Cultural da Câmara Municipal do Porto (CMP) e entre  setembro de 2018 e janeiro de 2022, o cargo de Chefe da Divisão de Património Cultural da CMP.

Foi formadora e docente no ensino básico e superior; técnica superior no Parque Nacional da Peneda-Gerês e no Parque Natural do Douro Internacional, do quadro do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, e técnica superior no Parque Arqueológico do Vale do Côa.

Foi fundadora e dirigente da Associação Profissional de Arqueólogos e da Associação de Amigos do Parque e Museu do Côa e consultora da Associação Transumância e Natureza.

Participou em diversos projetos de investigação, de que decorre a autoria e coautoria de artigos e livros, bem como a participação, como oradora e palestrante, em congressos, encontros científicos, seminários e ações de divulgação.