PEÇAS DO MÊS | ANO 2020
DEZEMBRO
Já o ditado diz “Depois de o Menino nascer, é tudo a crescer”. Este é o mês em que se assinala o nascimento de Cristo a ocidente, representando o ressurgir da luz e os dias começam a crescer de novo.
Para este mês, apresentamos o “Salvator Mundi”.
MENINO JESUS “SALVATOR MUNDI”
Designação / Título: Menino Jesus “Salvator Mundi”
Autoria: Desconhecido
Origem: Indo-Portuguesa
Datação: Séc. XVII
Técnica: Escultura
Dimensões: altura – 18 cm
Número de Inventário: 400 MB
Onde pode ser vista: Sala do Estrado
Imagem do menino Jesus de tipologia “Salvator Mundi”, em marfim, assente em pianha de madeira policromada, constituída por esfera estrelada, pintada a ouro.

NOVEMBRO
Este é o mês de todos os Santos e de São Martinho, que já diz o ditado “Se o Inverno não erra caminho, tê-lo-ei pelo São Martinho.” Depois do dia de São Martinho, e do famoso verão, o inverno começa a aproximar-se e o frio a tornar-se mais intenso.
Para assinalar este mês apresentamos um quadro com representação de São Martinho.
SÃO MARTINHO DE TOURS
Designação / Título: São Martinho de Tours
Autoria: Desconhecido
Origem: Desconhecida
Datação: Séc. XVIII
Técnica: Pintura a Óleo
Dimensões: altura – 184 cm/ largura: -115 cm
Número de Inventário: 187 MDS/MB
Onde pode ser vista: Sala do Oratório
Pintura a óleo sobre madeira de formato retangular, representando São Martinho de Tours no episódio da partilha da sua capa com o mendigo, num contexto exterior, com fundo de céu azul nublado a branco, com torre circular à direita e parede indefinida castanha à esquerda.

OUTUBRO
Este outubro sentimos que o tempo começa a abrandar e a estação começa a preparar-nos para o silêncio introspectivo do inverno. É neste mês que o relógio atrasa uma hora, e em memória disso será um relógio a nossa peça do mês.
RELÓGIO DE CHAMINÉ
Designação / Título: Relógio de Chaminé
Autoria: Desconhecido
Origem: França
Datação: Finais do Séc. XVIII
Técnica: Escultura em bronze e mármore
Dimensões: altura – 71 cm/ largura: -11,5 cm/ cumprimento – 59 cm
Número de Inventário: 290 MB
Onde pode ser vista: Sala do Gabinete
Relógio de Chaminé constituído por mostrador e duas colunas, em mármore, com figuras em ronde-bosse e aplicações em metal. Base recortada assente em seis pés metálicos, com folhagens, coroas e flores, aletas sustentando quatro fogaréus, ornadas com grinaldas, emolduram os laços de duas colunas de secção quadrangular. Mostrador circular envidraçado, esmaltado e branco, com algarismos árabes e as inscrições “Manduil/Paris”, coroado com pedestal com águia erguida sobre esfera. Ao centro pêndulo suspenso, recortado em resplendor com rosto ao centro.

SETEMBRO
Chegou setembro, o mês que anuncia o outono e as colheitas e como tal a peça deste mês faz alusão aos bons frutos colhidos e que provém o sustento e deleito de todos.
NATUREZA MORTA COM PUTTI E ANIMAIS
Designação / Título: “Natureza morta com Putti e animais”
Autoria: Desconhecida
Datação: Século XVIII
Dimensões: altura – altura 80 cm x largura 103 cm (com moldura alt. 98 cm x larg. 121 cm)
Técnica: Pintura a óleo
Número de Inventário: 322 MB
Onde pode ser vista: Sala do Estrado
Intitulada “Natureza morta com Putti e animais” apresenta um cenário de fartura com a representação de uma cascata de flores e de frutos a partir do canto superior esquerdo, espalhando-se até o inferior direito e ocupando todo o primeiro plano até à zona média. Observamos um recipiente com quatro cachos de uvas sobre flores e um cesto de verga que contém diversos frutos: maças, romãs, uvas, citrinos, figos e pêssegos. No centro da composição três putti desfrutam da natureza, acompanhados por um cão branco, e ao fundo dois pássaros ladeando um dos dois jarrões presentes.

AGOSTO
Não se pode ir para a praia, fazer uma viagem de carro ou dar um passeio mais longo a pé ou de bicicleta sem levar água. Não faltam soluções simples e práticas para o transporte da água sem pôr em causa a sua frescura que tanto apreciamos para matar a sede.
VASILHA/CANTIL
Designação / Título: Vasilha/Cantil
Autoria: Desconhecido
Origem: Indo-Portuguesa
Datação: Século XVII
Técnica: Cerâmica
Dimensões: altura – 42 cm/ diâmetro máximo – 35 cm
Número de Inventário: 322 MB
Onde pode ser vista: Sala do Estrado
Peça usada para o transporte de água fresca pela casa, em formato periforme com anel recolado junto à boca e três pares de asas laterais. Decoração a azul sobre fundo branco, com seis reservas trapezoidais (asas) para colocação de cordas para transporte.

JULHO
que recebeu o seu nome de Julius Caesar: do latim “Julius mensis” que significava “o mês de Julius”. Júlio César, em 44 antes de Cristo, reformou o calendário romano, que ainda vigora – o Calendário Juliano.
RELÓGIO ESTILO IMPÉRIO
Designação / Título: Relógio de mesa
Autoria: Desconhecido
Origem: A. Palais ( Madame gentilhomme Palais Royal/ Paris
Datação: Século XIX
Técnica: Escultura em Bronze
Dimensões: altura -74 cm/ largura -58 cm/ Profundidade – 28 cm
Número de Inventário: 293 MB
Onde pode ser vista: Sala de Jantar
Relógio de mesa, em estilo império, com mostrador circular em esmalte branco colocado em roda de carro clássico romano de dois cavalos, em bronze dourado. O carro romano, como dianteira decorada com cabeça de leão, parelha de cavalos com patas dianteiras elevadas denotando movimento, é conduzido por uma figura masculina clássica, possível aurigário, estando atrás deste outra figura, possivelmente Minerva, deusa romana das artes, do comércio, da sabedoria e também da estratégia da guerra.