Horário: De terça a domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Peça do mês

Peça do mês

ABRIL

A peça do mês de abril está associada à fé cristã e ao período de Páscoa, que este ano se comemora dia 4, sendo a representação da figura de Cristo quando apresentado, por Pôncio Pilatos, flagelado, atado e com a coroa de espinhos perante a multidão hostil: ECCE HOMO ( Eis o Homem).

 

ECCE HOMO

Designação / Título: Ecce Homo

Autoria: Desconhecido

Origem: Europeia

Datação: Século XIX

Técnica: Pintura a óleo sobre tela

Dimensões: Alt. 55 cm x Larg. 45 cm

Número de Inventário: 787MB

Onde pode ser vista: Sala do Gabinete

Tela de grande naturalismo, representando um busto de Jesus enquanto Ecce Homo, carregada de grande sentido intimista. A figura de Cristo, trabalhada num admirável jogo de claro-escuro, sugere, através da rotação do rosto, do olhar dirigido para as alturas, da boca entreaberta, grande dramatismo e comoção.

MARÇO

Estamos em março e neste mês de forma a assinalar a figura do pai, comemorada no dia de São José (19 de março), vamos apresentar uma pintura da nossa coleção com a figura do pai adotivo de Jesus, que O amou incondicionalmente.

 

São José e o Menino

Designação / Título: São José e o Menino

Autoria: Desconhecida

Origem: Europeia

Datação: Século XVIII

Técnica: Pintura a óleo

Dimensões: Alt. 40 cm x Larg. 30 cm

Número de Inventário: 793MB

Onde pode ser vista: Reservas

Pintura representando São José com o Menino. A figura do Santo, com o rosto virado a ¾ à direita, envolve com as suas mãos o Menino. Jesus, com apenas uma faixa pendente sobre o ombro direito, coroa José de flores enquanto mantém o olhar fixo no observador.

FEVEREIRO

Este é o mês do amor, do romance e do galanteio , em que se celebra a união. E assim sendo vamos apresentar uma peça, muita usada nos séculos XVIII e XIX, que tinha uma linguagem própria que permitia a troca de informações, muito subtil,  entre as damas e cavalheiros: o Leque.

 

LEQUE

Designação / Título: Leque
Autoria: Desconhecido
Origem: Europeia
Datação: 1860
Técnica:  Madeira pintada a ouro e policromia; papel cromolitografado sobre fundo litográfico com realces a guache.
Dimensões: Total (inclui argola e borla)- 47,50cm; Larg. – cerca 50,50cm; Guarda 27,50cm
Número de Inventário: 3619 MB
Onde pode ser vista: Reservas

Leque em papel litografado com pintura de realce a guache em policromia, e ilustra uma composição central de desenvolvimento transversal representando uma cena galante ao ar livre com figuras trajando à maneira setecentista, vendo-se em primeiro plano, ao centro, dois casais dançando, ladeados por duas damas sentadas à esquerda e direita, respetivamente; em plano de fundo, três figuras em barco junto de cisnes, construções arquitectónicas e um casal de costas que se afasta.

 

JANEIRO

Já diz o ditado “ Janeiro geoso trás o ano formoso” e como tal o frio em janeiro é bastante acentuado. Para minimizar esses efeitos do frio eram usadas as “Escalfadeiras” que serviam para aquecer as roupas de cama.
Colocavam-se brasas no interior e passava-se pelas roupas de cama, promovendo o conforto térmico.

 

ESCALFADEIRA

Designação / Título: Escalfadeira
Autoria: Desconhecido
Origem: Portuguesa
Datação: Séc. XIX
Técnica: Cobre
Dimensões: altura – 7,50 cm; largura – 24 cm; comprimento – 36,70 cm
Número de Inventário: 43VS
Onde pode ser vista: Reservas

Escalfadeira, em cobre, de recorte circular, com asa lateral em forma de cone. Tem tampa circular articulada decorada com ondulados, orifícios vazados e com três folhas no centro, sendo a do meio, a de maior dimensão.