Horário: De terça a domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

24 de novembro | Inauguração da Exposição “ Relógios de Sol” | 18H00 – Sessão de abertura | 18H30 – Conferências | 19H30 – Visita guiada à exposição | A exposição ficará patente entre 24 de novembro de 2022 e 8 de janeiro de 2023 |

Com esta exposição, a Escola de Ciências da Universidade do Minho, na articulação com o território e comunidade envolvente, pretende resgatar o acervo de relógios de sol bracarense chamando a atenção para as questões que estes instrumentos nos colocam do ponto de vista da geometria, astronomia e história da arte. Um acervo que tendo por epicentro a cidade de Braga se estende aos concelhos de Amares, Barcelos, Celorico de Bastos, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro e Vila Verde. A exposição é também oportunidade privilegiada para homenagear o Sr. General Pereira do Vale (1889-1974), desvelando, a partir do seu acervo privado, a sua ação no âmbito do estudo, inventariação e construção de relógios de sol.

A sessão de inauguração da exposição contará com duas conferências, uma proferida pelo Coronel Borges da Fonseca, Secretário-Geral da Comissão Portuguesa de História Militar, intitulada “General Pereira do Vale. Da matemática à história, da artilharia à engenharia e.… aos relógios de Sol” e outra pelo Prof. João Fernandes, Diretor do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra, com o título de “Sol, que horas nos dás?”.

A exposição Relógios de Sol é produzida pela Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM), com curadoria de João Cabeleira & Maria Elfrida Ralha, contando com a parceria da Câmara Municipal de Braga, Planetário e Casa da Ciência de Braga, Museu dos Biscainhos e Direção Regional de Cultura Norte, Rede Casas do Conhecimento, Lab2PT – Laboratório de Paisagens, Património e Território, CMat – Centro de Matemática da Universidade do Minho e FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Publico Alvo: Geral | Acesso: Horário Museu | GRATUITO