“Para Baylar en la Fiesta” pelo Ensemble Portingaloise* | 11 de setembro | 17h30 | Salão Nobre |

“Para Baylar en la Fiesta” trata-se de um espetáculo criado a partir de um entre vários Bailes presentes no Manuscrito 471 do Arquivo Distrital de Braga e editados criticamente pelo musicólogo Xosé Gandara Eiroa (2009). Uma peça de teatro breve em que o pretexto dramático é a conciliação de música e dança retratando personagens tipo, alegorias ou – como é o caso – danças como personagens que vão definindo os seus caracteres distintos ao longo da peça. As danças aqui retratadas são europeias, renascentistas e barrocas, desde o saltarello ao villano, até ao sarambeque que incorpora ritmos africanos. Esta recriação incluirá ainda o olhar expressivo da artista audio-visual Adriana Romero com imagens captadas no Museu dos Biscaínhos, em Braga.

*Ensemble Portingaloise – Grupo dedicado à divulgação da Dança Antiga (dança europeia dos séculos XV a XVIII) pelas vias formativa, performativa e de investigativa, vocacionado para a interpretação historicamente informada.

Publico Alvo: Geral | Nº Máx: 30 pessoas | Acesso: Gratuito sem marcação até ao preenchimento das vagas