Horário: De terça a domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

EXPOSIÇÃO “TRADIÇÕES AO EIXO” NO MUSEU DOS BISCAINHOS

20 a 28 de novembro | 10H00-12h30/ 14H00-17h30 | Sala do Pátio |

A Exposição “Tradições ao Eixo” pretende dar a conhecer variados momentos do calendário, partilhados entre diferentes regiões, através da demonstração de pontos comuns às cidades da Galiza e do Norte de Portugal. As relações culturais, linguísticas e musicais são visíveis nas tradições que unem este eixo territorial do Noroeste Peninsular.
Do Natal às romarias, passando pela Quaresma, cultivo do linho e feiras da região, evidencia-se a apropriação destas tradições, em diferentes concelhos. Aos fatores comuns à região aliam-se algumas especificidades locais, denotando traços vincados de uma religiosidade popular, em contraposição com o profano. As relações culturais, linguísticas e musicais são visíveis nas tradições que unem este eixo territorial do Noroeste Peninsular.
Organização: GFUM – Grupo Folclórico da Universidade do Minho