18 de maio| Dia Internacional dos Museus… “O Poder dos Museus” |

12 a 22 maio | Exposição “La [Re]constitución de los Andes”, Carlos Sfeir Vottero  | Index 2022 Of Art and Technology / Da arte e tecnologia

La [Re]constitución de los Andes mostra como as questões culturais, económicas e ambientais da mineração de cobre podem ser reinterpretadas e invertidas à luz da atual situação sócio-política no território conhecido como Chile.

A prática de Carlos Sfeir é inspirada pelos seus interesses em magia, ciência, território e culturas. Sfeir esforça-se por criar novas pontes entre a percepção humana e os fenómenos naturais. Acredita que a arte é um instrumento para questionar as nossas certezas, descobrir novos significados da natureza e descolonizar-nos dos preconceitos do envelhecimento. O trabalho de Sfeir vai desde a escultura, pintura e instalações, e é marcado por um diálogo contínuo entre a memória e a experimentação. Os dados, objectos e fenómenos observados na pesquisa de campo, que constitui a base de todo o seu trabalho, são constantemente recriados, entrelaçados e desafiados na subsequente manipulação em estúdio. Sem finitude, mas vivos e imperfeitos, convidam as pessoas a serem cúmplices em processos de resultados incertos, abraçando o inesperado em vez de o temerem.

Visitas Orientadas Index | Vários locais

Público-geral | 14 / 15 / 21 / 22 de maio, sábados e domingos | 10:00 – Famílias, duração de 30min. (visitas adequadas a famílias com crianças pequenas, percurso menor) | 11:00 e 15:00 – Público geral, duração de 60min aprox.

Escolas ou Grupos | 16 a 20, segunda a sexta-feira | Manhã ou tarde (horário a confirmar no momento da marcação) | Duração: 60min. aprox.

Marcações para circuito@bragamediaarts.com | Gratuito

Local de partida a anunciar no momento de inscrição

14 a 22 de maio| Exposição “ Mártires em nome da Fé”

Os museus são espaços de inclusão social, de aprendizagem, de partilha de emoções, conhecimentos e sentimentos e neste espirito em parceria com a CERCI BRAGA é apresentada a exposição  “Mártires em nome da Fé… “ em que Guerras que perduram para além do tempo… Réplicas de violência onde o cenário e os personagens vão sofrendo mutações.

A busca de uma razão… a busca de um sentido… Lágrimas de desespero… ausências… perdas… palavras não ditas. Fantasmas, em forma de memórias, que ficam a pairar aguardando o descanso eterno após a guerra finda.

A esperança é lançada… aguardam-se mudanças para criação de novas histórias.

Direção Artística: Ana Caridade | Coreografia: Ana Caridade e Eduarda Tarroso | Música: Pedro Santos – AuAuAudio | Fotografia: Hugo Delgado | Intérpretes: Ana Raquel Pereira, Cláudia Raimundo, Guilherme Brito, João Lima, José Faria, Manuela Cunha, Vânia Cerqueira, Vicélio Duarte | Figurinos: Câmara Municipal de Braga | Produção: CERCI Braga | Vídeo: Framework Lab

Publico- Alvo: Geral | Horário: 10h00-12h30/14h00-17h30 | Entrada: livre

18 maio  | 18h00 | Visita guiada

Os museus têm o poder de transformar o mundo ao nosso redor. Como lugares incomparáveis de descoberta, eles nos ensinam sobre nosso passado e abrem nossas mentes para novas ideias – dois passos essenciais na construção de um futuro melhor, este é um dos “Poderes dos Museus”.

O poder da construção da comunidade por meio da educação: por meio de suas coleções e programas, os museus tecem um tecido social essencial na construção da comunidade. Ao defender os valores democráticos e proporcionar oportunidades de aprendizagem ao longo da vida a todos, contribuem para a formação de uma sociedade civil informada e empenhada. Neste âmbito iremos proporcionar uma visita guiada ao publico em geral.

Publico- alvo: Geral | Numero máximo: 25 pessoas | Acesso: Gratuito mediante inscrição previa através do mbiscainhos.se@culturanorte.gov.pt